Analise da Musica Eduardo e Monica
A letra da música Eduardo e Mônica da banda Legião Urbana foi escrita em 1986. Era um momento de mudanças em nosso país, no que se refere à música, Rock in Rio foi fator de estímulo para o talento jovem musical do Brasil, que iniciava seus acordes no início da década de 80, a banda Blitz foi sucesso nas rádios e na TV.
Trata-se de uma história de amor atípica, diante dos conceitos da sociedades tradicional, pois Eduardo era mais novo que Monica, adolescente, estudante de inglês, enquanto ela mais madura estudava medicina e alemão. Nesse contexto pergunta-se: que necessidade uma mulher mais amadurecida e com o perfil de Mônica, teria de se relacionar com outra pessoa bem mais nova? Como todo ser humano, Mônica sentia necessidade de amor, de carinho, companheirismo, cumplicidade, sexo, etc. Talvez tivesse de fato sentido atração física por Eduardo, justamente por ter o perfil de alguém muito jovem, inexperiente e de alguma forma ainda inocente. Após se conhecerem se apaixonaram e viveram uma história de amor. Tiveram dois filhos gêmeos, construíram uma casa e viveram juntos. O fato de serem diferentes não os impediu de serem felizes.
Um dos momentos mais difíceis da relação foi a chegada dos filhos, pois foi algo que mudou a vida de ambos, em todos os sentidos. Amadureceram e seguiram em frente.
O texto em forma de letra de música é uma narrativa da vida do casal Eduardo e Mônica. Quanto aos dois modos de leitura temos a perspectiva texto-autor-leitor e a visão discursiva relacionados à canção que fala de uma história de amor entre sujeitos tão diferentes.
Vale lembrar que também se encontra marcas de uma visão persuasiva na letra da música Eduardo e Mônica, pois passa a impressão de que para dar certo marido e mulher precisam estar sempre juntos. Isso acontece no momento em que o autor diz que fizeram natação, fotografia, teatro, artesanato e foram viajar.
Quando se conheceram Eduardo gostava de novelas e jogava futebol de botão com seu