Analise da musica comportamento geral de gonzaguinhas
Essa canção apresenta-se como um diálogo em que o enunciador dirige-se a um co-enunciador identificado como “você”. Contudo, essa forma de tratamento não designa um indivíduo especifico, mas aponta para o povo brasileiro. Na verdade, o enunciador se dirige a todos aqueles brasileiros que apresentam um comportamento generalizado frente à realidade apresentada na canção que, a seguir, será explorada.
O enunciador fala de uma posição que lhe permite analisar a situação em que se encontra o co-enunciador e fala utilizando um tom crítico com finalidades a alertar o co-enunciador de sua própria realidade. A imagem que o enunciador apresenta ao enunciar é de um homem sábio, pois demostra que, antes de falar sobre uma determinada realidade, analisou-a de modo a ser capaz de relatar diversas situações e falas que a compõem. Somando-se a esse aspecto, o enunciador também se apresenta severo dada a veemência e a rigidez que perpassa todo texto.
O enunciador, ao se utilizar da ironia como estratégia discursiva, coloca em cena, além da sua voz, a voz de outro. É possível perceber esse caráter polifônico observando-se que o enunciador não se responsabiliza pelo que diz, mas atribui a outro essa responsabilidade. Na realidade, o enunciador assume as palavras mas não o que é enunciado por meio delas. Ele veicula por meio de suas palavras o dizer de outro com o qual não concorda e, portanto, assume um posicionamento contrário ao expresso nas suas palavras.
Nas canção, o enunciador se utiliza de uma variedade