analise da musica ate quando esperar- peble rude
933 palavras
4 páginas
ATE QUANDO ESPERAR PLEBE RUDEA banda
Plebe Rude é uma banda brasileira de rock, formada por Philippe Seabra, Gutje, André X e Jander Bilaphra. Fizeram parte da turma da Colina, integrada por outras bandas como Aborto Elétrico(que posteriormente deu origem Capital Inicial e Legião Urbana), Blitx 64, Metralhas e outras. O estilo da banda, repleto de críticas sociais e políticas, reflete toda a cultura da época, porém com uma preocupação maior nas composições e elaboração dos arranjos e melodias. Por estes fatores, é considerada uma mistura do rock com a influência inglesa e sua invasão oitentista do new wave.
Plebe Rude era umas das mais famosas bandas de Brasília, uma marco importante foi quando junto com a Legião Urbana fizeram um show num festival de rock em Patos de Minas em 05 de Setembro 1982, primeiro show da recém formada Legião Urbana, abrindo para a Plebe Rude. Após as apresentações, acabaram sendo presos por causa de suas letras, Plebe Rude por uma música chamada "Voto em Branco" e Legião Urbana pela "Música Urbana 2", mas todos acabaram soltos após a polícia local ser informada por eles mesmos que eram de Brasília, temendo que fossem filhos de políticos.
Sem fazer concessões, a Plebe Rude vendeu 500 mil cópias de seus seis discos tocaram no rádio e se apresentou na televisão. Em 2011 lançou o primeiro DVD "Rachando Concreto: Ao Vivo em Brasília" com um resumo da carreira bem sucedida, lançado também em CD. No mesmo ano, o álbum concorreu ao Grammy Latino Melhor Álbum de Rock Brasileiro.
Período em atividade:
1981 - 1994
1999 – atualmente
Formação atual
Philippe Seabra - guitarra e voz (1981-1994) (1999-atualmente)
Clemente - guitarra e voz (2004-atualmente)
André X - baixo e vocais (1981-1994) (1999-atualmente)
Marcelo Capucci - bateria (2011-atualmente)
Discografia:
Álbuns de estúdio:
1985 - O Concreto Já Rachou (EMI)
1987 - Nunca Fomos Tão Brasileiros (EMI)
1988 - Plebe Rude III (EMI)