Analise da Intregalização
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS –
CAMPUS GOVERNADOR VALADARES
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: Teoria Geral da Administração II – TGA II – 3º Período
Resenha: O que faz um administrador um administrador ?
De: Marcos Amatucci
Por: Marvio Lucio
A tarefa do administrador ao longo dos anos não se tornou tão difícil, quanto definir conceitos de forma precisa que caracterizem o que é um administrador. Teóricos da área de administração falaram sobre esse tema tentando elucidar e desmistificar aspectos que trata esse tema. Fayol caracterizou a função do administrador de forma mais sistematizada, apresentando gráficos que podem sofrer alterações dependendo do tamanho da organização. Dentro da definição de Fayol o cargo desempenhado por cada pessoa exigi um determinado percentual de exigibilidade em relação as funções que o administrador necessita desempenhar em seu cargo.
Tais funções se nomeia como conjunto de operações ou “ funções essenciais ” da organização, tais como, operação técnica, operações comerciais, financeiras, segurança, contabilidade, e administrativas, sendo que essas funções demonstra as habilidade que o administrador deve possuir.
A definição de administração para Drucker esta inerente ao surgimento de problemas. Entretanto o que Drucker propõe é melhorar a definições já apresentadas por teóricos clássicos de administração. Não obstante, Stoner e Freeman representa a atividade do administrador com a desempenho das funções planejar, organizar, liderar e controlar.
Para Barnad, a caracterização do administrador gira em torno no conceito que ele possui sobre organização, sendo como algo cooperativo, suas funções decorrem de manter a organização funcionando. Katz apresenta sua definição de administrador lançando mão das habilidades que esse profissional deve ter, tais como, técnica, humana e conceitual, e essas