Analise da imagem
Ficha Técnica - Davi com a Cabeça de Golias:
Autor: Caravaggio
Onde ver: Galeria Borghese, Roma, Itália
Ano: 1609 -1610
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 125cm x 100cm
Movimento: Barroco Michelangelo Merisi (1571-1610) nasceu em Milão, mas, ainda menino, devido a uma peste, mudou-se com a família para Caravaggio, cidade da qual adotou o nome. Teve uma existência breve, porém bem agitada, marcada por controvérsias e acontecimentos que muitas vezes deixaram em segundo plano a sua habilidade enquanto artista. A partir do quadro Davi com cabeça de Golias, pintado entre 1606 e 1610, é possível chegar a algumas reflexões.
1 – O risco da biografia
Caravaggio viveu em diversos locais como Roma, Nápoles, Malta e na Sicília. É geralmente identificado como um artista Barroco, estilo caracterizado pelo contraste entre claro e escuro e pelas sombras. Era considerado enigmático e fascinante, e também perigoso. Em 1606, matou um jovem durante uma luta e fugiu de Roma com a cabeça a prêmio. Em Malta, em 1608, ele envolveu-se em outra luta, e mais outra em Nápoles em 1609, possivelmente um atentado premeditado contra sua vida por inimigos. Ao todo, são uma prisão e duas denúncias por agressão, uma por morosidade, uma prisão e várias denúncias por injúria e duas prisões por porte de armas. Esses fatos geram o risco de sua vida ser, para muitos, mais atrativa do que sua pintura. Um fato curioso no quadro escolhido é que a imagem de Caravaggio mostra Davi, no corpo de um adolescente, segurando a cabeça de Golias, e as feições do gigante são consideradas um auto-retrato do pintor.
2 – Comissões
O talento de Caravaggio lhe deu bastante sucesso e dinheiro em vida que ele não soube aproveitar. Foi um dos poucos artistas do período que recebia numerosas encomendas. No entanto, era comum que atrasasse os prazos ou que fugisse dos planos previamente traçados, desagradando ao patrão e se envolvendo em brigas