Analise da família contemporânea
Fabiano GONÇALVES MOREIRA
uMA ANÁLISE DE FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
CACOAL
2013
Fabiano GONÇALVES MOREIRA
uMA ANÁLISE DE FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
Trabalho de Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Sociologia e Serviço Social, Ética, Política e Sociedade, Psicologia Social, Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social II
Orientador: Prof.
Cacoal
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1CONTEXTO HISTÓRICO E CULTURAL 4
2.1.1 A chefia familiar feminina 4
2.1.1.1 Configurações Familiares na sociedade Contemporânea 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
A família é um grupo social concreto e empiricamente delimitável, que remete a um modelo cultural e sua representação. É um grupo social composto de indivíduos diferenciados por sexo e idade, que se relacionam quotidianamente, gerando uma complexa e dinâmica trama de emoções. Ela não é a mera somatória dos indivíduos que a compõem, mas sim um conjunto heterogêneo composto de seres com sua própria individualidade e personalidade.
A família é importante na formação de todo ser humano, ela é a base estrutural para preparar o individuo para a sociedade. Independente da formação da família, classe, cor, sexo, religião, é de suma relevância que esta prepare e eduque o individuo da melhor forma possível para que este possa ingressar na sociedade e ser um individuo de bem.
DESENVOLVIMENTO
Contexto histórico e cultural
Nos tempos antigos a estrutura familiar era formada de modo que a autoridade ficava toda sobre o líder da casa, neste caso, - o homem - o pai. A mulher e os filhos eram submissos as suas decisões e ordens. O chefe da casa era quem dava as ordens e sua mulher e filhos deviam obediência.
O chefe da família concentrava as funções militantes, empresariais e afetivas.
Antes da invenção das