Analise da concorrencia
Identificação dos concorrentes.
Uma empresa está mais propensa a ser atingida por novos concorrentes e novas tecnologias do que por concorrentes já existentes. Os seus concorrentes mais temíveis estão na internet. Sites da web que trazem classificados de emprego, de imóveis e de automóveis, põem em risco os jornais, que obtém grande parte de seus rendimentos a partir desses classificados.
Conceito setorial da concorrência.
Setor: é um grupo de empresas que oferecem um produto ou uma categoria de produtos que são substitutos próximos um dos outros.
Características de quatro tipos de estrutura setorial:
Monopólio puro: somente uma empresa fornece um certo produto ou serviço em determinado país ou região (ex. empresa local de energia elétrica).
Oligopólio: uma pequena quantidade de grandes empresas que fabricam produtos que variam de altamente diferenciados a padronizados.
Concorrência monopolista: os concorrentes enfocam os segmentos de mercado em que podem atender às necessidades dos clientes de modo superior e impor um preço premium.
Concorrência pura: muitos concorrentes oferecem o mesmo produto e serviço.
Barreiras à entrada, à mobilidade e à saída.
Os setores difere em grande parte no que diz respeito a facilidade de entrar nele. É fácil abrir um novo restaurante, porém é difícil ingressar no setor aeronáutico. Entre as principais barreiras à entrada estão a necessidade de muito capital. Até mesmo depois que uma empresa ingressa em um setor, ela pode enfrentar as barreiras à mobilidade, quando tentar penetrar em segmento de mercado mais atraente.
As empresas frequentemente se deparam com barreiras à saída, como obrigações legais ou morais perante os clientes, credores e funcionários.
Estrutura de custos.
Cada setor tem uma certa composição de custos que moldará em grande parte sua conduta estratégica.
Grau de integração vertical.
A integração vertical frequentemente reduz os custos e a empresa ganha uma porção mais ampla do