ANALISE DA CONCORR NCIA
Sabendo que Lux até o ano de 2014 tinha uma boa posição no setor, o mesmo encontrava-se como líder com um Brand Share de valor em torno de 18,2%, segundo os dados do Euromonitor. Além disso, Lux com seus produtos líquido tem cerca de 15% de penetração entre todos os fabricante. Enquanto com seus produtos em barra esse número aumenta para 63%. Porém é importantíssimo levar em consideração que o total de fabricantes de sabonetes líquidos representa apenas 31,61% enquanto sabonetes em barra são quase 99%.
Ao analisarmos a participação de share volume de Lux regionalmente, Lux possui números elevados diante da maioria dos seus concorrentes. Em regiões como o Nordeste encontramos uma participação de cerca de 9%, assim como na região Centro-Oeste e na Grande Rio de Janeiro, além de possuir uma participação de 10% na Grande São Paulo. Nas outras regiões os números são um pouco menores, mas mesmo assim superior ao da maioria da concorrência, de acordo com os dados da Unilever. Mas é evidente que esses dados não colocam Lux em uma zona de conforto. Sabemos que outras, muitas, marcas complementam esse setor, marcas essas que devem ser levadas em consideração, de forma que disputam o mercado com Lux. Para isso enquadramos essas marcas, as principais, em grupos estratégicos.
Diante dos Grupos Estratégicos que Lux se enquadra, certos concorrentes devem ser levados em consideração. Foram feitas análise, levando em conta preços de competição, ou até mesmo a função principal do produto, sendo-as Antibacteriano, Fragrância e Hidratação. Dessa forma, foram selecionados como principais concorrentes, e que merecem uma analise mais profunda, os seguintes:
Francis
Concorrentes como Francis da JBS S.A., apesar da distância encontrada nos dados de Brand Share de valor, já que Francis possui 6,7%, Francis é uma importante e considerável ameaça para Lux, já que se enquadra em sabonetes focados em fragrância e tem um preço final de ampla concorrência ao de Lux,