Analise da complexidade do viver coletivo e do quanto existe de cada um de nós na sociedade
A sociologia clássica não vê o individuo isoladamente, mas como parte de algo maior definido como sociedade. Hoje em dia os sociólogos contemporâneos afastam-se desta definição clássica, definindo a sociedade como um sistema onde o individuo ocupa um novo lugar que se constrói na subjetividade, pois se utiliza da ação construtiva e modificadora do homem sobre o meio. (NASCIUTTI, Jacyara C. Rochael. 1996).
O coletivo é tudo que ultrapassa o individual de cada individuo, se organizando politicamente, economicamente e culturalmente. O coletivo é composto por um imaginário que se constrói continuamente, através do qual a sociedade designa sua identidade e sua representação, não atua simplesmente no comportamento individual, faz parte dele, se inscreve em cada atitude de seu corpo e no seu psíquico mais profundo, nas representações que o individuo faz de si mesmo e dos outros e em suas relações intersociais com o ambiente externo (NASCIUTTI, Jacyara C. Rochael. 1996).
Quando falamos no estudo da complexidade do relacionamento do individuo com o coletivo, falamos diretamente da psicossociologia. Pois a interdisciplinaridade explica o funcionamento dos grupos, das instituições e dos conjuntos concretos que circundam tanto o individuo quanto a sociedade. Trata-se do estudo do desejo do sujeito e da vontade dos atores sociais que modificam o mundo que os modifica e sobre eles age desta forma acaba por tratar da reconstrução de uma realidade psíquica e histórica, trazendo consciência, questionamentos e interpretações que produzem um novo sentido a comunidade. (NASCIUTTI, Jacyara C. Rochael. 1996).
Pela psicossociologia, notamos as dificuldades do viver em comunidade, pois vivemos de uma forma que o individuo separadamente compõe a sociedade e é composto por ela. De forma paradoxal temos nossa identidade individual sendo composta pela comunidade em que estamos inseridos e ao mesmo compondo esta sociedade com nossas atitudes, valores, desejos e anseios.