Analise crítica do filme o mercador de veneza
Universidade Paulista
Curso de Direito – Campus Paraíso
Elaine Marsula – RA T674FE6
O MERCADOR DE VENEZA
William Shakespeare
Trabalho apresentado à disciplina de Atividades Prática Supervisionadas (APS).
São Paulo
2012
O Mercador de Veneza
Dados do filme
Título original: The Merchandt of Venice
Gênero: Drama
Ano de lançamento: 2004
Direção: Michael Radford
Roteiro: Michael Radford, baseado em peça teatral de William Shakespeare
Produção: Cary Brokaw, Michael Cowan, Barry Navidi e Jason Piette
Elenco:
* Jeremy Irons (Antônio) * Al Pacino (Shylock) * Joseph Fiennes (Bassanio) * Lynn Collins (Pórcia de Belmonte) * Zuleikha Robinson (Jessica) * Kris Marshall (Graciano) * Gregor Fisher (Solanio) * Mackenzie Crook (Launcelot Gobbo) * Charlie Cox (Lorenzo) * Tony Schiena (Leonardo) * John Sessions (Salerio) * Allan Corduner (Tubal)
Breve resumo do filme
O filme se passa em Veneza no final do século XVI, época em que existia grande discriminação contra judeus. Bassanio, um jovem nobre sem dinheiro, pede um empréstimo de três mil ducados para seu amigo Antônio , um mercador rico de Veneza, para poder viajar até Belmonte e cortejar uma linda mulher chamada Pórtia, que também é herdeira de uma grande fortuna. Antônio concorda em emprestar o dinheiro a Bassanio, porém está com pouco dinheiro devido o seu dinheiro e mercadorias estarem em alto mar voltando de outras cidades, então eles vão até um judeu chamado Shylock, para financiá-lo.
Apesar de Shylock ter tido problemas com Antônio, devido ao antissemitismo, e por ter insultado e cuspido nele, Shylock diz que emprestará dinheiro com uma condição: se Antônio não devolver os três mil ducados em três meses, ele deverá ter cortada uma libra de carne de seu copo e dar a carne para Shylock. Antônio aceita apesar da relutância de Bassanio, por achar que o judeu está sendo generoso.