Analise critica A pessoa de Cristo
DE TEOLOGIA
Relatório de Leitura
Matéria: Cristo e os Evangelhos
Nome: Jean Quenehen Turma: 3º Data: 31/08/2006
A Pessoa de Cristo
Esta obra sobre a pessoa de Cristo é um bom livro para ser lido de forma devocional. Seus capítulos são curtos e fáceis de ler. O autor apresenta seu raciocínio de uma forma simples, tornando a linguagem simples.
Ao observar a disposição da vida de Jesus estruturada pelo autor, pode-se perceber que ele não se detém muito aos atos de Jesus, mas sim no aspecto psicológico, moral de Cristo. Um dos pontos que me chamou atenção é a maneira que o autor escolheu para da humanidade de Cristo. Apesar desse assunto ser complicado, o que faz muitos autores complicarem ainda mais ao tentar explicar o assunto, Schaff apresenta de forma simples, mas até certo ponto profunda. Podemos ver simplicidade em uma argumentação poderosa ao falar da divindade e humanidade na pessoa de Cristo.
O autor usa muitos contrastes para falar de Cristo. Um exemplo disso é a comparação que ele faz entre Jesus, Lutero e Shakespeare. Os dois tiveram ou educação ou oportunidade de conhecimento para se tornarem no que foram, mas com Jesus foi diferente.
Outro ponto a ser destacado é a maneira como o autor apresenta o modo como Jesus tratava as pessoas. A atitude de Jesus para com as pessoas (mãe, discípulos, crianças e mulheres) está cheia de ensinos e muitas vezes passamos desapercebidos por esses detalhes.
Apesar de ser uma boa leitura, o livro contém alguns pontos fracos. Ele não é profundo em todos os aspectos. Ao falar da humanidade de Cristo ele consegue argumentar com convicção, mas o mesmo não ocorre nos outros assuntos abordados.
Se propõe a falar da infância de Jesus, mas não acrescenta muita coisa. Apenas usa os apócrifos para mencionar a meninice de Cristo, apresentando relatos inventivos de Jesus, que chegam a colocar em questão o caráter de Cristo, que matava outras crianças quando menino.
Ao fim do livro