analise critica PCN
O PCN é muito importante por trazer as diferentes formas de ensino, os objetivos, as diferenças e avanços de um ciclo para outro, ajuda e orienta o professor quanto ao seu modo de agir, o que esperar do aluno, o que cobrar do aluno, etc.
Outro ponto relevante tratado é a avaliação contínua onde o professor deveria valorizar os ganhos de conhecimento de seus alunos sem relevar os erros. Atualmente este ideia de avaliação continua anda sendo difundida, mas é claro que a maior parte da avaliação fica por conta da prova tradicional, desvalorizando a evolução dos alunos e seu desempenho na aplicação do conteúdo aprendido. Sobre a formação dos professores é algo claro e certo que deve ser contínuo, já que a globalização e evolução das teorias fazem com que o educador necessite atualizar o material didático.
De forma geral é necessário que se coloque em prática toda a colocação do PCN, de forma eficiente. Mas antes de tudo é necessário haver uma reciclagem sobre as ações dos professores, retirando hábitos tradicionais de ensino. Além disso, a valorização do ensino é indispensável para a motivação dos professores e consequentemente um ensino de maior qualidade.
As ideias dos Parâmetros Curriculares Nacionais trazem uma mudança não só no conteúdo e no modo de ensinar, mas também uma mudança na aprendizagem, na conquista dos objetivos, mas, por outro lado é um documento muito repetitivo.