analise critica filme desafiando os gigantes
A palavra música tem origem na mitologia grega e significa “As musas eram seres celestiais ou divindade que inspiravam as seres celestiais ou divindade que inspiravam as artes e as ciências e tinha Orfeu, filho de Apolo, como seu Deus. Orfeu na mitologia grega, o deus da música.
Para entender como a música se manifesta na Educação Infantil é necessário compreender o seu contexto histórico e analisar seus antecedentes no Brasil. Só que pensar em da música naquela época era muito difícil por ter um poder assistencialista.
Na história da Educação no Brasil cuidar de crianças não era muito relevante pela sociedade, esse preconceito continuava por muitos anos, houve mudanças gradualmente, mas a ênfase era manter a ordem em sala de aula, que para a escola o canto era utilizado somente para acalmar, era uma forma de controle e integração dos alunos, desse modo, pouca ênfase era dada aos aspectos musicais na perspectiva pedagógica.
Leis e Normas que regularizam a Educação Infantil apresentam como as crianças foram tratadas em nossa Educação. Apenas com a nova LDBEN (Brasil 1996) instituída como lei n°9394, se contemplaria o ensino a artes no seu Art. 26, da seguinte forma: “componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da Educação Básica, de forma que promova desenvolvimento cultural dos alunos.” A partir dai a música passa a ser linguagem na Educação Infantil.
A música é importante para o desenvolvimento da inteligência e a interação social da criança e a harmonia pessoal, tanto como atividade e como instrumento de uso interdisciplinaridade na Educação Infantil.
Presente em diversas atividades da vida humana, a música se apresenta também de muitas formas no contexto da Educação Infância. Podemos ver isso nas diversas situações, como nos momentos de chegada, hora com o lanche, nas comemorações escolares como danças, nas recreações e festividade em geral. E não é diferente na vida das crianças em suas relações com o mundo.
Para