analise critica em educação e saúde
Prática de enfermagem – Ensinando a Cuidar em Saúde Pública
Trabalho apresentado ao Centro Universitário do Norte – UNINORTE para obtenção de nota parcial da disciplina de Educação em Saúde do curso Superior Bacharel em Enfermagem.
Docente: Iane Cruz Obando ANÁLISE CRITÍCA DO CAPÍTULO 03 DO LIVRO:
PRÁTICAS DE ENFERMAGEM – ENSINANDO A CUIDAR EM SAÚDE PÚBLICA
Referencia: FIGUEIREDO, Nebia. Ensinando a Cuidar em Saúde Pública, - 4 ed. Corr, - São Caetano do Sul. SP: Difusão Editora 2008, pág. 25 a 46 – Ensinando a Cuidar em Saúde Pública.
O texto retrata vários tópicos sobre educação em saúde, aonde vimos que o conceito de saúde é o resultado das condições de vida, logo do acesso ao trabalho, à escola, a moradia e a alimentação. Com isso, ter ou não estas condições implica saúde ou adoecimento. Para o autor a educação em saúde é o que devemos saber para conquistar melhores condições de vida e de trabalho. Entendemos por ações educativas as práticas de ensino – aprendizagens desenvolvidas junto com a população com a finalidade de debater e promover a tomada de decisão em relação a atitudes e práticas de saúde, através da reflexão critica de ambos os atores. Com isso toda situação educativa deve-se considerar: a presença dos sujeitos, objetos do conhecimento, objetivos mediatos e imediatos e métodos, processos e técnicas de ensino. O texto enfatiza ainda, as barreiras que dificultam o pleno desenvolvimento da atividade educativa, principalmente a falta ou desconhecimento de uma metodologia adequada e a visão equivocada de profissionais de saúde que se veem como “donos do saber”.
Acredito que a educação em saúde trata-se de uma tarefa que depende, no caso da saúde, de profissionais com habilidades e competências para orientar as pessoas a: Promover a saúde, evitar riscos a saúde, restaurar a saúde