analise critica do livro ulisses entre o amo e a morte, de O. E. Rego de Carvalho
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é analisar de maneira minuciosa e específica a morte, retratada entre os personagens da narrativa: Ulisses, seu pai e José, seu irmão. Tal atividade revelará como a morte - que não será apenas “a passagem dessa vida para o mundo da vida eterna”, mas também a perda de valores - foi tão relevante no decorrer da história na vida de Ulisses e de todos de sua família, especialmente José.
ANÁLISE DOS DADOS
O tema de análise que nos foi concedido dá título à obra. Ela é arcada por vários fatores: a morte do pai de Ulisses, que acarreta o seu sofrimento e a difícil aproximação com José, seu irmão mais velho.
Ulisses e sua família moravam na pacata cidade de Oeiras, no Piauí, onde seu pai tinha uma pequena loja. Suas vidas eram simples, maravilhosas e bem harmoniosas, até seu pai adoecer e precisar ir às pressas pra Teresina procurar tratamento. A solidão estava sendo a sua companheira. Sua mãe os abandonou, não dava notícias e isso o deixava mais angustiado e tenso. O mesmo sentimento parecia tomar conta de José, porém, era uma criança silenciosa, fria, antissocial e se mostrava uma pessoa altamente depressiva. Ulisses era a única pessoa a quem ele confidenciava suas vontades e segredos.
Ulisses tinha tamanho sentimento, tamanho apego à seu pai que mesmo sem saber da sua morte, andava tendo visões com ele, alucinações e, quando a verdade vem à tona por uma criada, põe-se a chorar bastante. Seu consolo é ir de encontro ao irmão, para brincar e tentar se distrair.
Devido à morte do pai, o desprezo da mãe, Ulisses queria a morte também. Propositalmente, saiu à chuva e adoeceu. Depois de uma longa conversa com o médico e a ternura que sua mãe mostrara, reacendeu a vontade de viver. Mas José é quem caíra de vez em profunda depressão. Nota-se quando ele atira ao chão, propositalmente os ovos encontrados em um ninho de passarinhos. Mas Ulisses