analise critica do filme "aos 13"
“AOS TREZE”
O filme nos mostra de uma maneira bem clara a busca por uma identidade pelos adolescentes.
Tracy é uma garota comum, que vive com a mãe e o irmão. No colégio ela conhece Evie, uma Grota totalmente o oposto dela e então ela se interessa pela vida que Evie tem.
Tracy não tem a atenção e supri essa necessidade de uma forma “errada”, virando amiga de Evie. Mas acima de tudo ela esta em busca da tal “identidade” que tanto se fala, ela quer se encaixar em algum lugar, se sentir útil. Como já foi dito, isso é algo comum nessa fase da vida.
Evie, rouba, bebe, usa drogas, mas é popular, amada, bem arrumada. Sendo amiga dela, Tracy teria os mesmos “benefícios”. Tracy e Evie, como todo adolescente, não possuem medo de nada e fazem as coisas, por mais erradas que possam ser, para se aparecem e serem lembradas no grupo que convivem.
Tracy abandona a vida de “garota normal” e vira melhor amiga de Evie. Por influencia da amizade, ela tem uma relação sexual pela primeira vez, usa drogas, põe piercing, rouba e até oscila para a bissexualidade ao beijar Evie na boca. Algo também comum na adolescência, afinal essa fase é de descobertas e escolhas pra resto da vida.
O filme também nos mostra como o adolescente é contraditório consigo mesmo, Tracy queria ser livre, mas intimamente ela deseja limites, estes que sua mãe não oferecia. A contradição na conduta faz o adolescente ser adolescente. Tracy projetava e improjetava tudo que recebia.
É possível ver também o afastamento de pais e filhos nesse período, um dos motivos é o adolescente acaba dando mais importância ao grupo que ele participa, pois ali estão indivíduos que vivem o que ele esta vivendo, eles se entendem no meio do caos que esta a vida deles, por estarem todos passando pela mesma coisa. Outro motivo é os pais não verem ou não quererem ver que seus filhos não são mais crianças e estão se tornando adultos, saindo da zona de conforto que os pais lhes