Analise critica do caso dos irmãos naves
O caso dos irmãos Naves é considerado um dos maiores erros jurídicos do Brasil. O fato deu_se pela ambição do comerciante Benedito Pereira Caetano que fugiu da cidade de Araguari sem comunicar a ninguém, levando consigo seus 90 contos de réis, que conseguira através da venda de sua ultima safra de arroz. Os irmãos Naves que eram primos e sócios de Benedito, ao saberem do sumiço do comerciante decidem comunicar o caso a policia.
É nesse momento que começa que começa o dilema dos Irmãos Naves, pois, o delegado responsável pelo caso, um civil, é substituído por um tenente militar (Chico Vieira) adepto a torturas e causador da grande negligencia. Pois o tenente militar começa a especular que os irmãos Naves teriam cometido o crime, com o intuito de ficar com os 90 contos de réis de Benedito.
A parti desse momento começa a sina dos Irmão Naves. O grande equivoco do caso se dá na troca dos tenentes, um civil por um militar, sendo o ultimo claramente despreparado para o cargo e que através de torturas físicas e psicológicas tenta obter uma confissão, mesmo que falsa, afim de resolver o caso e conseguir a condenação dos réus.Depois de muita tortura o tenente Chico Vieira conseguem que os irmãos assinem uma “confissão” formal do crime, mesmo assim o tenente ordena que as esposas e a mãe dos irmãos, Ana Rosa Naves, sejam presas.As mesmas sofreram variados tipos de torturas, até mesmo sexuais, nas mãos do tenente e seus subordinados.
Percebendo que a genitora dos Naves não lhe daria nenhuma prova que comprometesse os filhos, o tenente a pôs sob liberdade vigiada, e depois de liberta Dona Ana procurou pelo advogado João Alamy Filho que primeiramente se negou a defender os irmão por acreditar na culpa dos réus, porém após ver o estado lamentável de Dona Ana, resultado das torturas que a senhora havia sofrido na prisão, João aceita defender os irmãos Naves.
O advogado dos irmãos tentou entrar com o pedido de Arber corpus por duas