analise critica de libras
CENTRO DE HUMANIDADES
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO
ALUNA: EDIANA DA SILVA RAMOS
DISCIPLINA: LIBRAS
PROFESSORA: SHIRLEY
INSTRUTOR: JOSEILDO
Análise crítica
GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
Foi de suma importância à leitura do livro Libras que língua é essa? Da autora Audrei Gesser que aborda vários aspectos relevantes relacionados à surdez. Essa abordagem é bastante importante, por que através dela é possível compreender todas as questões que circulam o tema surdez.
O livro é rico em informações que são essenciais para entendermos e aprendermos a conviver com essa língua de sinais, que na maioria das vezes as pessoas têm alguém em casa portadora da surdez e não tem nenhum interesse em aprender a se comunicar com essas pessoas. No decorrer da obra, é abordada a questão de como as pessoas ouvintes deve se relacionar com as pessoas surdas. Depois da leitura do livro e dos diálogos feitos em sala de aula, foi possível perceber que alguns enquietamentos que eu tinha com relação ao tema da surdez foram sendo respondidos e hoje entendo e compreendo todas as características que as pessoas surdas possuem e que são pessoas iguais às outras.
A surdez é um problema quando a sociedade passa a me ver como um problema. Quando tenho a oportunidade de interagir com pares que me identifico através da língua de sinais, quando tenho a oportunidade de estudar em uma escola que utilize sinais, quando tenho meus direitos assegurados, sinto apta e capaz. (entrevista de uma pessoa surda, p.64).
Achei interessante quando a autora no primeiro capítulo faz alguns questionamentos sobre a língua de sinais e o português falado. O livro de Libras que língua é essa? Tem uma vasta quantidade de conhecimentos essenciais para a prática do professor, ajudando-o a conviver com pessoas surdas e passando esses conhecimentos para outras pessoas.