Analise critica baseada no codigo de etica veterinária
Não podemos iniciar essa analise critica sem que primeiro se faça uma revisão do código de ética veterinária, buscando identificar os principais pontos e condutas que um Medico veterinário tenha no exercício de sua profissão. “CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA - CFMV, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 16, alínea "f" e "j", da Lei nº 5.517, de 23 de outubro de 1968. Considerando que a Medicina Veterinária, conceituada como atividade imprescindível ao progresso econômico, à proteção da saúde, meio ambiente e ao bem estar dos brasileiros, requer dos que a exercem aprimoramento profissional e obediência aos princípios da sã moral; e considerando que os médicos veterinários, voluntariamente, por convicção, por inspiração cívica, tendo em vista o prestígio da classe e o progresso nacional, resolveram se submeter a instrumento normativo capaz de mantê-los em uniformidade de comportamento, baseado em conduta profissional exemplar.”
Muitos dos alunos com o passar dos períodos e pela necessidade de aprender ou aprimorar seu conhecimentos saem da sala de aula em busca de atuar fora dos muros da universidade, o que é bom já que muitas vezes o que é visto durante o curso de uma matéria é insuficiente, tanto pela quantidade de alunos por professor, poucas aulas pratica e pela insegurança de sair da universidade sem ter o minimo de pratica em determinadas situações .
No caso de atuação fora da instituição de ensino não estar errada, sendo que o mesmo seja exercido com o Maximo de obediência em relação as técnicas e procedimentos vistos nos livro e em sala de aula, alem do mais com a supervisão de um profissional formado, para lhe dar maior segurança e suporte caso algo saia errado.
Todos esses procedimentos estão corretos, pois estão ajudando o graduando a se especializar e se tornar um profissional competente e