Analise concorrentes
AMBIENTE COMPETITIVO
Na análise do ambiente competitivo, compreende-se as ameaças e oportunidades frente ao mercado, as tendências do setor e os concorrentes.
De acordo com Philip Kotler (1998, p. 208), as empresas não devem somente focar nos seus consumidores, devem também ficar alertas com seus concorrentes, comparar seus produtos, preços, praça e promoção.
Segundo Kotler (1998, p.208), com o conhecimento sobre seus concorrentes a empresa identifica áreas de vantagem ou desvantagem competitiva, as estratégias de cada um, seus objetivos, forças e fraquezas e padrões de reação.
IDENTIFICAÇÃO DOS CONCORRENTES
Segundo a Docol, seu maior concorrente é a Deca e a Lorenzetti. Além disso, a Fabrimar é detentora de 9% do mercado.
É mais fácil uma empresa ser destruída por concorrentes emergentes e novas tecnologias do que por concorrentes atuais. (KOTLER Philip, p.209).
Kotler (1998, p.209), diz que pode-se distinguir a concorrência em quatro níveis: concorrência de marca, quando a empresa oferece produtos e serviços similares aos mesmos consumidores; concorrência industrial, quando a empresa concorrente fabrica o mesmo produto ou classe de produtos; concorrência de forma, onde os concorrentes fabricam produtos que prestam os mesmos serviços e a concorrência genérica, onde os concorrentes buscam os mesmos dólares dos consumidores.
De acordo com informações do briefing, a Docol é a segunda maior no ramo de metais sanitários com 20% do mercado nacional, atrás da empresa Deca, que possui 40% do mercado. A Fabrimar possui 9% do mercado e as 200 empresas restantes dividem suas representações em 31%.
Com base nos dados do site da Deca, a principal concorrente exporta para 32 países nos sete continentes, com o crescimento de 355% entre 2003 e 2009. Na 14º edição do prêmio Top of Mind C&M (Casa e Mercado) a Deca foi eleita para as categorias de marca de ducha, louça sanitária, metal sanitário e empresa do ano 2011.
Segundo o site da maior