Analise comportamental do filme a onda
Trabalho: Fazer uma análise do filme “A Onda” (Die Welle), 2009, à luz dos conhecimentos adquiridos na disciplina.
Função do Comportamento do Professor
Rainer Wegner (o professor protagonista do filme), contrariado, recebe a missão de dar aula sobre autocracia. Devido ao desinteresse dos alunos pelo tema, Rainer propõe um experimento que explique na prática os mecanismos ditadores do fascismo.
A partir do que os alunos já sabem sobre o tema, o professor começa o jogo apontando os requisitos de um sistema autocrático, Rainer inicia a experiência, sendo o líder todos deveriam passar a se referir a ele como Sr. Wegner.
Através de palavras de incentivo e apoio moral, enfatizando a união, o Sr Wegner modela o comportamento dos estudantes, nos momentos em que estes agem como ele considera adequado em relação ao sistema imposto naquela sala de aula, reforçando esses comportamentos. Com Operantes Verbais ecóicos, que têm correspondência formal, o professor faz com que os alunos repitam os mandamentos autocráticos.
No último dia de jogo, o Sr Wegner pede para que os alunos façam uma redação sobre aquela semana de aula. Acaba o jogo, porém ao perceber que o movimento continua e tomou proporções inesperadas, Rainer convoca todos para uma reunião no sábado para mostrar o verdadeiro significado daquilo tudo.
Sr Wegner inicia a reunião com a mesma manipulação fascista que estava utilizando, um dos alunos denuncia a situação, o professor o chama de traidor e começa a colocar os outros estudantes contra ele, faz o pegarem a força o trazem pro palco e o Sr Wegner começa a questionar o que fariam com ele, vira uma situação extrema, “Que tal torturá-lo até que concorde conosco?”.
Todos param, o professor volta a ser Rainer e emenda a explicação, mostrando o quão fascistas estavam se tornando, diz que estavam todos dominados por um sentimento de superioridade que não admitia diferenças, discordâncias, excluindo outras pessoas.