Analise Comparativa entre Asfalto Convencional e Asfalto com Adição de Borracha
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ASFALTO CONVENCIONAL E ASFALTO COM ADIÇÃO DE BORRACHA
CURSO: Engenharia Civil Professora TIDIR: Juliana
Adriano Martins, Jéssica T. Benevides dos S. Imay, Kerley Fernandes, Luana G. Figueiredo Ferreira, Mateus Corrêa, Nayara Rocha de Moura, Núbia Monteiro de Souza, Sidney Fernando Martins.
Palavra- Chave: Asfalto convencional, asfalto com adição de borracha, variação do comprimento, temperatura.
Resumo: O presente estudo analisa e compara dois tipos de asfalto: o convencional e o asfalto com adição de borracha. Os asfaltos são compostos de resíduos extraídos do petróleo, após a retirada de todos os materiais destilados do petróleo como a gasolina, a querosene, entre outros, os resíduos que sobram são aquecidos e transformados em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), ou seja, em asfalto convencional. Desde 1855, este material tem sido utilizado na pavimentação de estradas, e gera grande discussão devido ás questões ambientais envolvidas (MAGALHÃES, 2013).
1. Introdução
O Brasil é um país com sistemas rodoviários que transportam 62% de sua carga e 96% de seus passageiros por estradas e devido a isso, existe uma urgência na melhoria desse sistema, não apenas para quem exerce a atividade do transporte, mas para todos os setores da economia e da sociedade em geral (MACEDO, 2002).
A frota mundial de veículos vem crescendo cada vez mais e consequentemente a quantidade de peças de reposição veicular como os pneus. Tais itens acabam sendo descartados em locais inapropriados ao final de sua vida útil, gerando um lixo problemático que causa vários impactos ambientais (MACEDO, 2002).O pneu é um lixo praticamente indestrutível e não degradável, e quando queimado, gera uma fumaça negra altamente tóxica (enxofre) que agride o meio ambiente (GUSMÃO, 2009).
Desde os primórdios da indústria automobilística e com a