analise comercial e nutricional do arroz
Arroz
Imperatriz-MA
2014
ANÁLISE NUTRICIONAL E COMERCIAL
Arroz
Imperatriz-MA
2014
1. INTRODUÇÃO
O arroz é considerado o produto de maior importância econômica em muitos países em desenvolvimento, constituindo-se alimento básico para cerca de 2,4 bilhões de pessoas. É uma cultura que apresenta grande capacidade de adaptação a diferentes condições de solo e clima. Cultivado e consumido em todos os continentes, o arroz se destaca pela produção e área de cultivo, desempenhando papel estratégico tanto em nível econômico quanto social para os povos das nações mais populosas da Ásia, África e América Latina. Comparado com as demais culturas, o arroz se destaca em segundo lugar em extensão de área cultivada e é superado apenas pelo trigo. São considerados dois grandes ecossistemas para a cultura, que são o de várzeas e o de terras altas, englobando todos os sistemas de cultivo de arroz no país, sendo os principais o irrigado por inundação e o de sequeiro (VIEIRA, 1999).
Há milhares de anos o arroz é o alimento básico de mais da metade da população do mundo. Como a cevada e a aveia, o arroz cresce dentro de uma casca protetora, que tem que ser removida para que se possa utilizar o grão como alimento. Muitos nutrientes se perdem, como o farelo e os gérmens, que são removidos no processo de moagem para obter o arroz branco (KAHLON, 1995).
O processamento do arroz se inicia com o recebimento da matéria prima (arroz com casca). No recebimento, o primeiro passo é a pesagem do caminhão que chega da lavoura ou silos de terceiros. Este arroz chega com casca e com os teores de umidade e impureza bastante variáveis, pois esta matéria prima é adquirida de diversos produtores. Após a pesagem, o caminhão dirige-se até o tombador ou moegas onde é realizado o processo de descarga e neste mesmo momento é coletada uma amostragem de arroz com casca, que será utilizada para