ANaLISE ATRAVES DE INDICES
Apresentaremos agora o instrumento básico da análise de balanços. Veremos a função de cada índice, sua fórmula, seu significado e sua interpretação.
Só veremos a seleção dos que são necessários para um diagnóstico preciso da situação da situação econômico-financeiro da empresa.
A avaliação da empresa através de índices exige obrigatoriamente a comparação com padrões e a fixação da importância relativa de cada índice.
1- O PAPEL DOS INDICES DE BALANÇO
Um índice é como uma vela acesa num quarto escuro. Índice é a relação entre as contas ou grupos de contas das Demonstrações Financeiras, que visa evidenciar determinado aspecto da situação econômico financeira de uma empresa. Os índices constituem a técnica de análise mais empregada. Muitas vezes, na prática, ou mesmo em alguns livros, confunde-se a análise de balanço com extração de índices. A característica fundamental dos índices é fornecer visão ampla da situação econômica ou financeira da empresa. Os índices servem de medida dos diversos aspectos econômicos e financeiros das empresas. Assim como um médico usa diversos indicadores, como pressão e temperatura, para elaborar um quadro clínico do paciente, os índices financeiros permitem elaborar um quadro de avaliação da empresa. Há, porém uma diferença: enquanto o médico pode ter certeza de que há algo errado com o paciente qual apresenta pressão muito alta - talvez a iminência de um derrame, na empresa um endividamento elevado não significa que esteja a beira da insolvência (incapacidade de pagar suas próprias dívidas). Outros fatores, como prestígio da empresa junto ao governo, relacionamento com o mercado financeiro etc., podem fazê-la operar indefinidamente, mesmo que se mantenha o elevado endividamento. O índice financeiro, porem é um alerta. Quando os indicadores genéricos não são suficientes, o médico solicita exames e testes. Da mesma forma para um conhecimento mais profundo da empresa, além do conjunto de índices, podem-se