ANALISE ARTIGO ABUSO SEXUAL
Centro Universitário Ritter dos Reis
Faculdade de Ciências da Saúde
Curso de Psicologia
Disciplina: Psicologia, Saúde e Sociedade.
Turma: PVA 54650
Aluna: Bianca Gaus de Matos
Artigo: Dados Demográficos, Psicológicos e Comportamentais de Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual.
Tema: Abuso sexual em crianças e adolescentes.
Objetivo: Descrever os dados demográficos e os aspectos emocionais e comportamentais das crianças e adolescentes.
Justificativa: A pesquisa foi relevante, pois conseguiu abordar os dados com clareza, e também, o quanto o abuso sexual causa um impacto profundo, principalmente nesta fase da vida causando danos, por vezes, irreparáveis.
Método Utilizado: As vítimas de abuso sexual passaram por avaliação psicológica e psiquiátrica individual no período de 2005 a 2009. Sendo estudados os fatores como: Gênero, faixa etária, grau de relação vítima-agressor, aspectos psicológicos, comportamentais e emocionais e dados psiquiátricos.
População e Amostra: 205 crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, sendo 130 meninas e 75 meninos encaminhados ao Programa de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica (NUFOR) entre 2005 e 2009.
O artigo escolhido foi de grande valia no objetivo de esclarecer os danos causados pelo abuso sexual. Embora, eu já tivesse consciência que a maioria das agressões acontece no ambiente familiar, pude também analisar, a visão da vítima em relação ao seu agressor, na maioria dos casos, o próprio pai que “deveria” ser uma figura representando segurança, mas passa a representar um alguém com necessidade de fazer mal, uma pessoa violenta. Um fator bastante relevante foi o fato de a grande maioria abusada, serem meninas somando 63,4 % em relação aos meninos com 36,6%. O motivo de escolher esse tema foi em primeiro, a curiosidade sobre o assunto, e o grande interesse em identificar ao menos alguns danos, causados nos aspectos psicológicos e comportamentais que afetam o