Analise acro
4. análise Macro ECONÔMICA
4.1 PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB)
A quantidade total de bens e serviços produzidos no país durante um ano constitui o Produto Interno Bruto (PIB). O PIB refere-se apenas à produção interna, isto é, realizada dentro do país. É o indicador mais usado para medir o tamanho de uma economia doméstica.
Gráfico 01:PIB
Fonte: IBGE
4.1.1 HISTÓRICO
Conforme indicações do gráfico 01, observamos que em 2009 a economia apresentou uma queda de 0,3% no PIB devido ao reflexo da explosão da crise mundial de 2008, gerando uma redução tanto nas exportações quanto nas importações. Apesar do número negativo, segundo fonte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo das famílias aumentou em 4,1% que resultou no crescimento do setor de serviços em 2,6%. Ao longo do ano eleitoral de 2010 a economia brasileira fechou o período com um expressivo crescimento de 7,5%, ocasionado principalmente pelo aquecimento do mercado interno e crescimento do emprego formal, responsável por cerca de 60% do valor do PIB.
Em 2011, o crescimento foi de apenas 2,7% em relação ao ano anterior, sendo que os principais setores responsáveis foram: Agropecuária 3,9%, Indústria: 1,6% e Serviços 2,7% segundo fonte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Já em 2012 a economia apresentou o pior crescimento desde 2009 com uma alta apenas de 0,9% representado, principalmente, por quedas na indústria de 0,8% e 2,3% na agropecuária. Já os serviços tiveram um alta de 1,7% neste mesmo período.
O ano de 2013 apresentou um crescimento de 2,3%, que apesar de um forte recuo da economia no terceiro trimestre segundo os dados do IBGE, foi impulsionado pela expansão da agropecuária na ordem de 7% que sustentou o crescimento do PIB neste ano. A evolução do setor agropecuário no acumulado dos três primeiros trimestres de 2013 teve uma expansão de 8,1% em relação ao mesmo período de 2012, impulsionado pela safra de