Analise 2
1. INTRODUÇÃO
O trabalho visa elabora uma analise financeira da empresa Natura Cosméticos S. A., compreendendo dos anos de 2006 ate o terceiro trimestre de 2014. A empresa é de origem nacional, mas atua a um certo tempo de forma internacional, tendo ações disponíveis para a comercialização.
Será apresentado um breve histórico da empresa, analise vertical e horizontal do balanço patrimonial e DRE, analise do fluxo de caixa da empresa, conjuntura econômica, os dividendos e a alavancagem. As analises serão feitas a partir dos resultados da empresa e dos índices.
Tendo em vista que a Natura é uma empresa inovadora e com um grande mercado, dado que temos um mercado cujo consumo de bens de higiene pessoal grande, buscamos avaliar se a empresa apresenta resultados positivos e capacidade para suportar as baixas e altas do mercado.
2. HISTÓRICO DA EMPRESA
Segundo a homepage oficial da empresa, a Natura Cosméticos S.A. foi resultado da idealização de Antônio Luiz da Cunha Seabra, quando em 1969 fundou uma loja e um laboratório em São Paulo. Nos dias atuais Fazem parte dessa rede, aproximadamente, 7 mil colaboradores, 1,6 milhão de Consultoras e Consultores Natura (CNs) e quase 14 mil Consultoras Natura Orientadoras (CNOs) - além de mais de 5 mil fornecedores e terceiros e 32 comunidades agroextrativistas. Essa rede alcança cerca de 100 milhões de consumidores, chegando em 58,5% dos lares brasileiros pelo menos uma vez ao ano. (NATURA, 2014)
De acordo com a ADVFN (2014), A empresa também possui forte presença na América Latina, com operações em Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Por meio de distribuidores, seus produtos também chegam à Bolívia. A estrutura se completa com oito centros de distribuição para o Brasil e seis para suas operações internacionais. Sendo hoje a maior empresa do Brasil no setor de higiene pessoal e que ainda continua expandindo seu horizonte, em 2013,segundo a homepage (NATURA, 2014),