ANALISANDO O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO
SITUANDO A ESCOLA NA REALIDADE GLOBAL
ONDE ESTAMOS?
O texto não fala exatamente sobre a comunidade que está inserida, mas cita: “Aí defrontamos com os nossos sérios problemas: falta de saúde, moradia, alimentação precária, despreparo profissional, desemprego e falta de maiores condições físicas da creche, que são compensados pelo amor, carinho e dedicação de nossas mestras.”, mostrando de cara a visão assistencialista da instituição. O Centro de Educação Infantil está estabelecido em uma cidade o sul de minas com aproximadamente 50 mil habitantes, em um bairro periférico. A maioria dos pais trabalham na zona rural, porém moram próximos ao CEI.
O índice de trafico e roubo neste bairro é grande.
DEFINIMOS A ESCOLA QUE QUEREMOS
O QUE DESEJAMOS?
“Consideramos ainda, o MARCO DOUTRINAL que corresponde ao horizonte, ao ideal da instituição.
Segundo enquete realizada entre professoras, funcionários, pais e crianças constatamos: A grande maioria deseja um mundo de mais amor, paz, trabalho, onde haja uma certa igualdade social para que todos possam ter direito à saúde, educação, trabalho, etc...
Um mundo mais justo, com mais vontade política voltada para os carentes. Uma justiça social onde um dia, talvez todas as classes sociais possam viver harmoniosamente, sem exploração das classes trabalhadoras e sem exclusão social.
E ... ainda um salário digno para que o cidadão possa viver com dignidade e respeito.”
Definição das finalidades educativas(cultural,política,econômica,social)
A função da creche enquanto Instituição Educacional é criar condições que garantam o desenvolvimento de capacidades e aprendizagem de conteúdos necessários à vida em sociedade, oferecendo instrumentos que permitam a compreensão da realidade e favorecendo a participação das crianças em relações sociais, afetivas e políticas cada vez mais amplas.
Nosso processo educacional tem função integradora das experiências vividas pela criança,