Analisando a didática no Brasil
Disciplina:Metodologia de Pesquisa
Professora:Valéria
Livro:Metodologia de Ensino em Foco
Analisando a didática no Brasil
O livro organizado pelos professores Johannes Doll e Russel Terezinha Dutra da Rosa, da faculdade de Educação da UFRGS, trata de assuntos referente às diversas metodologias de ensino e projetos pedagógicos usadas na educação, nas escolas públicas e particulares mostrando a preocupação dos educadores para desenvolver uma didática de ensino eficiente quanto à relação entre professores e alunos.
Nas primeiras etapas do livro são mencionadas as contribuições dos educadores antigos que relatam suas abordagens e forma de didáticas usadas por eles, que servem de contribuição para estudos pedagógicos que tendem agregar novos conhecimentos na área da educação brasileira. Ainda trás experiências vividas por educadores de várias áreas, que muitas vezes tiveram que reinventar ou refazer seus planejamentos de aula para melhor educar seus alunos.
A Escola Nova foi um movimento que reuniu pedagogos do mundo inteiro no final do século XIX, ficou conhecida no Brasil como Escola Nova, esse movimento se opõe ao ensino tradicional buscando novas formas de alcançar resultados no ensino escolar, principalmente em escolas particulares. Nessa época vários métodos de ensino foram aplicados. Em 1906 Otto abre na sua casa, a Hauslehrerschule, a escola do professor de casa, nesse método o aluno tinha total liberdade de perguntar. A Escola Nova trata de experiências realizadas fora do Brasil, mas que serviu de reflexões para novas didáticas de ensino.
A didática de ensino muita vezes requer estratégias para que possa ter um bom desempenho com a turma, saber usar uma linguagem clara e correta é muito importante. Cabe muito ao professor ter habilidades para tratar alunos que possuem certos tipos de dificuldades no aprendizado, e às vezes não conseguem acompanhar o ritmo do restante da turma, essa situação se torna um pouco