Analisa da carta de Teresa no capitulo 13
Na obra de Camilo de Castelo Branco Amor de Perdição, podemos ver rapidamente que este titulo é bem escolhido porque os dois personagens principais, Simão e Teresa, amavam-se tão apesar da oposição da família. É um amor impossível nesta época. Teresa e Simão falavam através cartas de amor. Vamos falar duma carta especial que se situa no meio do livro, no capitulo 13 e que tem um impacto trágico para o livro. Podemos dar uma hipótese que Camilo Castelo Branco escreveu esta carta no capitulo 13 para acentuar este lado trágico e dramático porque o numero 13 da azar. Para analisar esta carta, vamos ver que os protagonistas não podiam concretizar o seu amor na Terra, mas que faz referencia a um amor no céu. Depois, veremos que o vocabulário da morte é extremamente presente. E por fim, vamos falar da grande dimensão trágica do texto.
Podemos ser interpelados pela primeira frase da carta : “Simão, meu esposo.”. Simão e Teresa não são casados. Compreendemos aqui que faz referencia do seu futuro, no céu. Ela acha que quando eles vão para morrer, Simão por assassinar Baltazar, o primo de Teresa, e Teresa por causa da sua doença, reunirão-se de novo mas esta vez no céu para concretizar o seu amor que era impossível na Terra e que era um amor platónico. Teresa parecia confiante para ver-lo de novo no outro mundo porque fez muitas referencias à decisão de Deus, ela diz “Ver-nos-emos num outro mundo, Simão?”, “Terei eu merecido a Deus contemplar-te?”. Ela fala também da eternidade, pois, acha da eternidade com ele no céu, para concretizar o seu amor com Simão.
Nesta carta, Teresa da uma dimensão trágica porque usa um vocabulário da morte e da sofrimento. Podemos relevar “"Está connosco a morte.”, Teresa sabe perfeitamente que eles vão a morrer, mas ela não muito triste porque diz que escreveu “sem lágrimas”. Explique isso da maneira seguinte : Simão vai morrer porque ele mata Baltazar, e, o corpo de Teresa é