ANALFABETISMO
Lya fuft , escritora da revista VEJA
O problema do analfabetismo no Brasil é grave. O índice de analfabetos do nosso país é assustador. O número exato não se sabe, pois também a questão do que é ser analfabeto não esta bem definida, pois não se pode definir como alfabetizado alguém que assina algo ou algum documento mas da mesma forma não sabe interpretar oque esta assinando. Alfabetizado é quem compreende aquilo que esta sendo feito. Uma boa alfabetização depende muito do incentivo a leitura. Lendo, as pessoas ficam mais cultas, abrem a mente para o conhecimento. De certa forma, em alguns países, nem é muito interessante que sua população se interesse pela leitura. Pois deste modo, ficarão mais atentos na hora de escolher seus governantes. Oque poderia acarretvar na consequência de conscientização do povo na hora desta escolha, coisa que para muitos políticos não iria ajudar.
Sabe-se que os livros estão até certo ponto acessíveis para as crianças hoje em dia. E que muitas famílias incentivam a leitura, assim como os professores nas escolas. Oque há de ser revisto é que de certa forma, alguns tipos de leitura são introduzidos para as crianças muito precocemente. Desta forma, isso acaba assuntando e afastando as crianças da leitura. Da mesma forma, os alunos de ensino médio nem sempre são maduros o suficiente para compreender e se interessar por certos tipos de leitura que são apresentados pelas escolas.
Há de se introduzir a leitura na vida das crianças, com livros atrativos a idade delas, com histórias fáceis de serem compreendidas, com gravuras que chamem a atenção. A partir disso, conforme seu desenvolvimento, começar a apresentar nossos grandes escritores brasileiros, com seus romances e histórias marcantes.
É importante também que se leia tudo e qualquer coisa que se mostre interessante, desde revistas, jornais, quadrinho etc. Qualquer tipo de leitura sempre agrega algum tipo de informação nova. Sempre