Anal tica Quantitativa Relat rio 2
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA – ICET
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA
RELATÓRIO
DETERMINAÇÃO DE NÍ QUEL COMO DIMETILGLIOXIMATO DE NÍQUEL
Docente: Michelle Fernanda Brugnera Discentes: Kleber Vinicius dos Santos Léo da Silva Floriano
.
Cuiabá – MT
Maio de 2014
1- INTRODUÇÃO:
Em se tratando de Química Analítica Quantitativa, é vital falar, a princípio, de um de seus métodos mais conhecidos, a gravimetria (ou análise gravimétrica).
Segundo N. Baccan,.J C de Andrade, O E S Godinho,. J. S. Barone, em Química Analítica Quantitativa Elementar, a gravimetria consiste no isolamento do analito – que deverá estar puro e com fórmula química bem definida – e a pesagem deste futuramente, visando à quantidade de matéria encontrada (Número de mol e massa).
Para a realização de tal método, algumas observações devem ser levantadas. Inicialmente, o elemento que servirá de estudo deverá formar um composto pouco solúvel, isto para facilitar a sua separação do sobrenadante. O pH influencia na realização do método, portanto, não poderá ser deixado de lado.
Após a formação do composto, este deverá ser lavado, reduzindo a quantidade de impurezas que podem acarretar erros aleatórios – podendo citar um rendimento maior que 100% na reação química.
Por fim, a secagem do analito deverá ser realizada, já que, em alguns casos, o precipitado não estará em condições ideais para a pesagem. Recomenda-se o uso da estufa e do dessecador para tal procedimento.
Ainda, em se tratando da gravimetria, seus aspectos positivos são levantados. Por se tratar de um método clássico e eficiente, possui altos índices de exatidão e confiabilidade. É também, um dos métodos mais simples e baratos para a realização de análises químicas. Vale lembrar que o método é absoluto e não depende de padrões.
Entretanto, tal método possui desvantagens, podendo citar o tempo gasto