Anabolizantes
O que são anabolizantes
O que são?
Os anabolizantes ou esteróides anabólicos são produzidos a partir do hormônio masculino testosterona, potencializando sua função anabólica, responsável pelo desenvolvimento muscular.
Como agem no organismo?
A testosterona e os esteroides anabolizantes-androgênicos sintéticos se ligam a um receptor androgênico na musculatura do esqueleto e em outros orgãos. Este complexo esteróide-receptor faz com que o mecanismo genético do núcleo celular produza ácido ribonucleico mais rapidamente, que é utilizado para sintetizar mais proteínas no ribossomo da célula. No músculo, algumas dessas proteínas são a actina e miosina, proteínas contráteis produtoras de energia, que podem gerar força. A testosterona e os esteróides anabolizantes-androgênicos sintéticos se ligam a um receptor androgênico na musculatura do esqueleto e em outros orgãos.
Os anabolizantes quando administrados, entram em contato com as células do tecido muscular e agem aumentando o tamanho dos músculos. Em doses altas, os aumentam o metabolismo basal, o número de hemácias e a capacidade respiratória. Essas alterações provocam uma redução da taxa de gordura corporal. As pessoas que os consomem ganham força, potência e maior tolerância ao exercício físico.
¨ Sem grandes esforços, elas atingem a meta de mudar a aparência rapidamente.¨
Embora essas drogas venham com uma tarja na embalagem alertando que o produto deve ser usado com indicação médica, no Brasil qualquer pessoa pode comprá-las sem receita em farmácias e academias.
Por causa dos seus efeitos, o uso indiscriminado é ilegal e pode trazer sérios riscos à saúde
ALGUNS RISCOS A SAUDE:
Efeitos em fetos de mulheres grávidas
(inibição do desenvolvimento embrionário feminino).
Efeito em crianças: virilismo extremo, desenvolvimento mamário feminino (ginecomastia) em ambos os sexos.
Interrupção prematura do crescimento osses (baixa estatura quando adulto)
Efeitos em adultos de ambos os