anabolizantes
1.1 Problema e sua importância
Os esteróides anabólicos estão sendo cada vez mais utilizados por adolescentes que não tem idéia que essas drogas são mais prejudiciais a saúde na adolescência do que na vida adulta. Pois mesmo sabendo dos efeitos colaterais durante o ciclo de treinamento e também depois que se para de utilizar os esteróides anabólicos, os adolescentes continuam utilizando anabolizantes sem saber que os danos podem ser ate irreversíveis na fase e crescimento.
Quais efeitos que os esteróides anabólicos causam ao corpo e a mente dos adolescentes a curto e longo prazo?
1.2. Objetivos
Identificar de modo fisiológico os efeitos colaterais causados pelos esteróides anabólicos aos adolescentes;
1.3. Justificativa
Sabe-se que é crescente o número de adolescentes utilizando anabolizantes.
Esta pesquisa justifica-se, pois busca informar os ricos dessa utilização abusiva dos esteróides anabólicos.
1.4 Definição de Termos
Esteróides Anabólicos: Os esteróides androgênicos anabólicos (EAA ou AAS - do inglês Anabolic Androgenic Steroids), também conhecidos simplesmente como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo. São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável. (WIKIPÉDIA)
Mente: Entendimento, intelecto, espírito. (AURÉLIO, 2011)
Corpo: Parte material do animal, especialmente do homem (por opos. a espírito). (AURÉLIO, 2011)
Efeitos Colaterais: Denomina-se efeito colateral como um efeito diferente daquele considerado como principal por um fármaco. Esse termo deve ser distingüido de efeito adverso, que se refere a um efeito colateral indesejado, pois um fármaco pode causar outros efeitos potencialmente benéficos além do principal.