anabolizantes e suplementos
- São dois produtos completamente diferentes. Os anabolizantes são feitos a partir de hormônios e proporcionam maior força. Já os suplementos são extraídos dos alimentose vêm para completar a dieta. O anabolizante é ilegal e geralmente conseguido no "mercado negro", enquanto os suplementos são liberados - disse a nutricionista esportiva Elisa Berkenbrock.
De acordo com o cardiologista Nabil Ghoraeyb, especialista do EU ATLETA, a indicação para uso de anabolizantes só existe em casos diferenciados:
- São indicados em casos de deficências clinicas dos níveis de testosterona, grandes quadros decaquexia (tipo de desnutrição aguda que leva ao emagrecimento repentino) ou doenças graves e desgastes físicos severos após cirurgias de grande porte - explicou.
O DJ Felipe Sabino, de 31 anos, conta que estava acima do peso, mas emagreceu e decidiu usar esteroides para ganhar músculos em pouco tempo com trabalho de hipertrofia na academia.
- Era uma paciente com quadro de obesidade mórbida e pesava 150kg. Mudei o meu estilo de vida, consegui perder 50kg em um ano e fugi da cirurgia bariátrica. Até chegar o momento em que achei interessante começar a usar anabolizantes - contou o DJ de 31 anos.
Uso de esteroides anabolizantes pode gerar problemas graves de saúde (Foto: Agência Getty Images)
Médica e diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Carmem Assumpção explicou que o culto ao vigor físico que existe nos dias atuais tem contribuído para esse uso indiscriminado deanabolizantes visando aumentar a massa muscular rapidamente.
- É totalmente inadequado. Os médicos não compactuam com esse uso de anabolizantes para qualquer condição de melhora de