ANABOLIZANTES E Suplementos Alimentares
Professora: Marilene F. Moutinho Dutra
Introdução – Conceito
Aplicação clínica
Legislação
Efeitos
Dependência
Doping
Introdução - Conceito:
Anabolismo:
Processo metabólico de construção de moléculas maiores a partir de moléculas menores. Anabolizantes:
Classe de hormônios esteroides naturais e sintéticos que promovem o crescimento e divisão celular de diversos tecidos, especialmente o muscular e ósseo.
Esteroides : São lipídios de cadeia complexa, onde o colesterol é substância fundamental na sua formação, são lipossolúveis e apresentam uma estrutura básica de 17 átomos de carbono dispostos em quatro anéis ligados entre si.
Androgênicos :estimulam o desenvolvimento e manutenção das características sexuais secundárias masculinas como maturação dos órgãos reprodutores, crescimento de pêlos pelo corpo, mudança de voz, aumento da atividade de glândulas sebáceas, distribuição e quantidade de gordura no corpo e principalmente mudanças psicológicas e comportamentais.
EAA:
Esteróides anabólicos androgênicos : são os hormônios esteróides da classe dos hormônios sexuais masculinos, promotores e mantenedores das características sexuais associadas a masculinidade e do status anabólico dos tecidos somáticos.
O uso de EA sintéticos teve início na década de 50, os primeiros usuários foram os levantadores de peso e os fisiculturistas.
1976, nas olimpíadas de Montreal o uso de
EA foram proibidos pelo Comitê Olímpico
Internacional (COI).
No Brasil o uso de EA - ilegais em competições esportistas desde de 10 de julho de 1985.
Idade dos Usuários: 18 a 34 anos
Grécia antiga
Segunda Guerra Mundial
Aplicação Clínica
. Hipogonadismo masculino
. Eunuquismo (castração)
. Impotência sexual
. Osteoporose
. Desnutrição
. Situações clínicas debilitantes: câncer e AIDS.
Somente um médico pode determinar a conveniência, a necessidade, o tipo de substância e a dosagem adequada a cada caso..
Legislação
Lei 9.965 de 28 de abril de