Anabolismo e catabolismo (perguntas e respostas
A matéria que chega às células vai servir para se realizar o metabolismo celular, ou seja, para se poderem realizar uma série de reacções necessárias para a sobrevivência das células em que se produz ATP (energia pronta a ser utilizada) a partir da matéria orgânica.
2. Que processos metabólicos realizam os seres vivos?
Os processos metabólicos realizados pelos seres vivos sao o anabolismo e catabolismo.
3. Como podemos identificar esses processos metabólicos?
O anabolismo vai sintetizar moléculas complexas a partir de moléculas mais simples, sempre com consumo de energia, como por exemplo dessa reacção é a fotossíntese. É uma reacção endoenergética. O catabolismo é um processo de metabolismo celular em que há degradação de moléculas complexas, transformando-as em moléculas mais simples com libertação de energia, é por isso uma reacção exoenergética. Um exemplo de catabolismo, é a fermentação.
4. Como rentabilizar esses processos metabólicos na produção e processamento de alimentos.
Para rentabilizar esses processos metabólicos que permitem a produção de vários produtos foram criados processos de conservação dos alimentos (que têm vindo a ser melhorados ao longo do tempo) que destroem, desactivam, paralisam ou inibem os microorganismo e as suas acções. Sendo possível que os alimentos se mantenham com as suas qualidades nutricionais durante um longo prazo, haverá um menor desperdício dos alimentos por estarem num estado impossível de ser ingerido, logo, haverá também um menor desperdício da fermentação, efectuada pelos microorganismos para produzir esses alimentos. Um processo muito utilizado é a salga de carnes e peixes que faz com que as células dos microorganismos fiquem plasmolisadas e morram na presença de uma solução hipertónica.
5. Fermentação alcoólica e fermentação láctica. O que há de comum e de diferem?
Tanto a fermentação láctica como a alcoólica têm como função produzir NAD+