ANA PAULA DE PAULA TRABALHO DE HISTORIA
1- INTRODUÇÃO .......................................................3
2- DESENVOLVIMENTO.............................................4
3- CONCLUSÃO..........................................................5
4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................6..
1 INTRODUÇÃO Sobre a leitura dos textos não pudemos nos aprofundar nas questões mais específicas da Idade Média. Lembramos que o preconceito gerado em torno da Idade Média, e que o próprio termo “Idade Média” foi uma caracterização oferecida posteriormente, pelos indivíduos que não aceitavam os padrões oferecidos na Europa entre os séculos V e XIV.
Muitas vezes, até mesmo na escola em que estudamos, ouvimos falar que durante a Idade Média não houve uma produção artística e cultural, que os homens não eram capazes de desenvolver qualquer tipo de produção sem estar atrelada às questões religiosas. Que a Idade Média era a “Idade das Trevas”.
Em parte, este pensamento não está correto, pois através da afirmação de que durante este período a cultura de modo geral não se desenvolveu, ou que era “fraca”, “gótica”, “grosseira”, muitos intelectuais compactuaram com a ideia de que a Idade Média nada mais era do que um longo intervalo que interrompeu o desenvolvimento humano e que se interpôs entre a antiguidade clássica e o renascimento. Mas temos que admitir a dimensão religiosa imposta na vida dos indivíduos medievais que não concebem o mundo sem atribuir a todos os fenômenos características divinas.
2-DESENVOLVIMENTO
Tempo e Historia tema inesgotável, com questões, problemas e propostas analíticas, campo de conflito insolúvel entre filósofos e historiadores, que pode ser explorada sob múltiplos aspectos, cada uma delas aparentemente encerrada em si mesma, e na prática inter-relacionada com todas as outras. Diversamente da percepção, hoje consensual entre os historiadores, de que o tempo da história é diferente do