Ana Eva Silva De Oliveira AP II
1. Material Direto;
2. Mão de Obra Direta;
3. Custos Indiretos de Fabricação.
MATERIAL DIRETO:
Os materiais diretos dentro de uma fábrica são as matérias-primas, materiais de embalagens, componentes e outros itens essenciais para a produção, acabamento e para a apresentação final do produto.
Exemplos:
Fábrica de móveis: os materiais diretos são, basicamente, a madeira as chapas de compensados, o couro, etc., utilizados em cada um dos produtos fabricados, que podem ser sofás, camas, cadeiras, mesas etc.;
Editora ou Gráfica: os materiais diretos são, principalmente, o papel e as tintas utilizados na produção de livros, revistas e demais impressos.
MÃO DE OBRA DIRETA:
Assim, a mão de obra direta diz respeito ao trabalho executado por funcionários que estão diretamente atuando na fabricação de produtos. Ou seja, são os trabalhadores da linha de produção.
No caso da direta, ela pode ser identificada com o produto fabricado, com o lote de itens, método fabril ou centro de custos.
CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO:
Os custos Indiretos de Fabricação são todos os custos de produção não facilmente e/ou não “economicamente” a determinados produtos. Em virtude disso, normalmente, eles são considerados no total e rateados aos diversos produtos ou unidades de custeamento. Os custos indiretos são alocados mediante “rateio”. A apropriação às unidades de custeamento, portanto, somente é possível mediante utilização de algum artifício ou método de cálculo, geralmente uma divisão proporcional fundamentada em critérios de rateio com base definidas.
Segundo: Responda de forma reflexiva, em aproximadamente 2 parágrafos, as perguntas abaixo:
4. Quais as vantagens da departamentalização em uma empresa, quando pensamos em uma forma de melhorar os controles internos?
5. Esses controles podem ajudar no aumento de lucratividade do negócio?
4) Analisando essa questão, acredito que o departamentalização é o