Ana Clara e Gabriela - Cientologia
Novos movimentos religiosos
Ana Clara Magnago e Gabriela Bolelli
1°B
O QUE É A CIENTOLOGIA?
é um conjunto de crenças e práticas relacionadas criado por L. Ron Hubbard (1911–1986), começando em 1952, como sucessor ao seu sistemas de auto-ajuda chamado Dianéticas. Cientologia ensina que as pessoas são seres imortais que se esqueceram de sua verdadeira natureza. Seu método de reabilitação psiquiátrica espiritual é um tipo de aconselhamento conhecido como Auditoria, no qual os praticantes visam reviver conscientemente os eventos dolorosos ou traumáticos de seu passado a fim de libertar-se dos seus efeitos limitantes. Os materiais de estudo e cursos de auditoria são disponibilizados aos membros em troca de doações específicas. QUANDO? ONDE? E POR QUÊ?
Hubbard caracterizou a Cientologia como religião e em 1953 incorporou a
Igreja da Cientologia em Camden, Nova
Jersey. Baseado principalmente em seu livro Dianética: A Ciência Moderna da
Saúde Mental (1950), Hubbard criou uma instituição "religiosa" para promover as suas diferentes teorias psicológicas. QUAIS SÃO OS RITUAIS
PRATICADOS PELOS ADEPTOS?
De acordo com a Cientologia, suas crenças e práticas são baseadas em pesquisas rigorosas e suas doutrinas são concedidos a importância equivalente à dessas leis científicas. "A Cientologia funciona 100 por cento do tempo quando é devidamente aplicado a uma pessoa que sinceramente deseja melhorar sua vida",assim diz a Igreja da Cientologia. A conversão é considerada de menor importância do que a aplicação prática dos métodos cientologistas. Os adeptos são incentivados a validar o valor dos métodos que se aplicam através de sua experiência pessoal. Hubbard coloca desta forma:
"Para um cientologista, o teste final de qualquer conhecimento que ele ganhou é "os dados e seu uso na vida realmente melhorou sua condição ou não?“
Algumas práticas da Cientologia são: Culto aos