ana book
1 - Creio que, não somente eu e os indivíduos com os quais convivo, mas todo o mundo, tem, de certa forma, todas ou algumas características do senso comum. Somos subjetivos, pois temos opinião e sentimentos próprios que vão de acordo com o meio em que vivemos; somos qualitativos pois tachamos um indivíduo desconhecido (ou até mesmo conhecido) disso e / ou daquilo outro; heterogêneos, pois sabemos destinguir quando as coisas diferentes; individualizadores, porque, ao saber diferenciar uma coisa de outra, a julgamos como nos é entendido. E uma série de outras características do senso comum. Ou seja, todos nós temos pré-conceitos sobre pessoas, coisas, animais, ciências, enfim, sobre tudo. Isso nos faz interpretar toda a realidade que acontece à nossa volta.
2 - a) A matéria-prima da Psicologia é a vida e o comportamento dos seres humanos. E é necessário que tenhamos a curiosidade de conhecê-la para compreender os fenômenos que ocorrem no estímulo de cada indivíduo.
b) É a opinião única que cada indivíduo constrói através das suas experiências vividas social e culturamente. Sendo assim, a subjetividade não é inata.
c) A subjetividade não é inata pois ela é construída continuamente pelo indivíduo e por todos os elementos presentes no ambiente em que ele vive.
d) Porque as ideias destas praticas são contrárias às da Psicologia. Não estão de acordo com os princípios científicos. A psicologia vê o homem como ser autônomo, ou seja, capaz de construir o seu próprio futuro. Que não tem um destino definido.