An Overview of Brazilian Petroleum
Abstract (Resumo)
Após a criação da ANP em 1997, a Petrobras perdeu seu monopólio sobre o petróleo brasileiro. Com a descoberta de grandes campos de petróleo, a ANP organiza leilões que garantem as empresas vencedoras o direito de explorá-los a partir da concessão de um contrato.
Até hoje já ocorreram 8 leilões que negociaram aproximadamente 443,840 km² de área de exploração para 141 empresas nacionais e estrangeiras.
Introduction (Introdução)
Até 1997 o petróleo era controlado pela estatal Petrobras (foi um monopólio de 42 anos de exploração e produção de petróleo).
Desde 1998 a ANP está fazendo leilões anualmente. Quem ganha não é somente por que ofereceu mais dinheiro, mas também por que está oferecendo um expressivo programa de exploração e uma quantidade considerável de conteúdo local de serviços e operações que serão aplicadas nas fases de Exploração e Produção.
O esquema de licitações favorece a expectativa do governo de maximizar as chances de um valor justo de mercado para o direito de perfurar e produzir petróleo e gás em terras públicas.
“Brazil is the new “Eldorado” for petroleum exploration discoveries” (Moraes Jr. Et al., 2004).
A produção na bacia de campos é aproximadamente 80% do total da produção de petróleo no Brasil. O país é auto suficiente.
Pre-sal: Descoberto na bacia de Santos, localizado em águas profundas.
O artigo é organizado em duas seções principais: a abertura do setor de petróleo do Brasil e estratégias e regras dos leilões do petróleo.
The opening of the brazilian petroleum sector (A abertura do setor petrolífero brasileiro)
A Petrobras teve o direito de “tomar conta” do petróleo brasileiro por mais de 40 anos.
A constituição de 1934 e 1937 diz: todos os recursos naturais pertencem ao Estado e qualquer exploração dos recursos naturais deve ocorrer por meio de regime de concessão.
O CNP (Conselho Nacional do Petróleo) e o DNC