An lises de Pol ticas P bli
Fernanda Pires dos Reis
Curso
Gestão Pública
Disciplina
Fundamentos de Politicas Públicas
Resenha- Análise de Políticas Públicas: Conceitos Básicos Maria das Graças Rua
De acordo Maria das Graças Rua, políticas públicas são um conjunto de ações, programas e atividades que podem ser desenvolvidas ou não pelo Governo com a finalidade de solucionar pacificamente os conflitos que emergem nas mais diversas áreas como saúde, educação, moradia, transportes, meio ambiente.
Os atores públicos e privados são os responsáveis pela indicação destas demandas. Estas podem apresentar-se sob a forma de inputs que são "originários do meio ambiente" No texto a autora faz menção de três tipos de demandas no cenário político: as demandas novas, que resultam do surgimento de novos atores; as demandas reprimidas, que expressam problemas ainda não solucionados e as recorrentes que são constituídas por “estados de coisas” ou por não decisões, que por alguma razão não chegaram até o sistema político. Para uma demanda reprimida fazer parte da agenda governamental ela deve mobilizar uma ação política ou constituir uma situação de crise ou uma situação de oportunidade.
A partir do momento que uma demanda se transforma em um problema político, um input, inicia-se a formulação das alternativas que é um dos momentos mais importantes do processo decisório, já que os atores envolvidos buscam soluções e alternativas para o problema. É nesta fase que os atores manifestam seus interesses e preferências. Em torno destas preferencias se formam questões ou issues que segundo a autora é um aspecto importante de uma decisão que afeta o interesse de vários atores, gerando dessa maneira alianças, debates e conflitos.
Existem várias formas de se pensar na solução de um input de demanda: Uma delas é através do modelo incremental que é uma tentativa de solucionar problemas de