An Lise Situacional
a) Visão geral da problemática
Existem muitos problemas internos que podem afetar a vida econômica da empresa, mas esta não pode se permitir ignorar o cenário mundial, também. Grande parte do que afeta uma organização, pode vir de fatores externos.
A empresa depende do Estado, da economia internacional.
O cenário econômico e financeiro nacional repercute sempre, direta ou indiretamente, sobre as atividades da empresa.
O gestor deve atentar-se para mudanças em diferentes âmbitos da economia e da política que possam afetar seu poder de decisão, além de atentar-se para os mercados econômicos, afinal vivemos em meio a uma Globalização.
b) Visão específica da problemática
Entre os principais erros cometidos pelos gestores de pequenas, médias e grandes empresas é a não realização do controle das receitas e dos gastos em geral.
Quando não se controla o que se tem em caixa, fica praticamente impossível de se ter a noção da aplicação do capital de giro.
Ligado a isso estão os estoques, que necessitam de atenção e de uma gestão eficiente. É necessário que se realize uma análise do público consumidor, para que se construa e classifique os itens de estoque dentro da curva ABC, onde 20% dos produtos representam 80% do valor de estoque, 30% correspondem a 15% e 50% a 5%.
Um produto classificado como A, que tem seu custo alto e, geralmente, pouca saída, deve ser bem administrado: não podem haver perdas em nos processos que o envolvem. Precisa-se fazer um controle semanal, por exemplo.
Um produto classificado como B, exige um controle menos rígido, talvez quinzenal. Depende, apenas, da linha de mercado de cada organização.
Estoque alto e sem rotatividade representa dinheiro parado que pode influenciar na lucratividade da empresa e na quitação de suas despesas.
Todas as contas devem ser colocadas em um papel, calculadas na ponta do lápis. Uma organização eficiente que se sustenta e lucra consegue arcar com todas as suas dívidas e planejar e analisar