AN LISE FINANCEIRA
• CONCEITUAÇÃO:
Demonstrações financeiras: demonstrações formais elaboradas pela Contabilidade destinadas a divulgação externa, a saber: Balanço Patrimonial,
Demonstrações das Mutações do Patrimônio
Líquido, Demonstração do Resultado e
Demonstrações das Origens e Aplicações de
Recursos. Além destas demonstrações, são elaborados diversos relatórios para uso interno que contêm informações gerenciais detalhadas.
Em certo sentido, pode-se dizer que a administração financeira começa onde termina a
Contabilidade, quando os dados brutos fornecidos pela mesma devem ser transformados em informações que permitirão ao administrador financeiro: 1) avaliar a situação econômica-financeira da empresa, a formação do resultado, os efeitos de decisões tomadas anteriormente, etc.; 2) tomar novas decisões, corrigindo o rumo indesejado; e 3) desenvolver planos operacionais e de investimento.
Estrutura de capital: a combinação de diversas modalidades de capital de terceiros e capital próprio utilizados por uma empresa. Também chamada de estrutura financeira. O conjunto de títulos usados por uma empresa para financiar suas atividades de investimento; as proporções relativas de dívidas a curto prazo, dívida a longo prazo e capital próprio.
Análises financeiras: estudo das demonstrações financeiras de uma organização associada a um processo decisório. Cada agente abordará a empresa com determinado objetivo, e este determinará a profundidade e o enfoque da análise. Busca o levantamento a respeito da saúde financeira da empresa, representada pela sua liquidez e rentabilidade. • BALANÇO PATRIMONIAL
Demonstração financeira que apresenta o valor contábil de uma empresa em certa data.
CIA. ALPHA
ATIVO
PASSIVO
Circulante
Disponibilidades
Dup. a rec.
(-) Prov.dev.duv.
Estoques
Permanente
Imobilizado
(-) Dep. acum.
30.000 Circulante
1.500 Fornecedores
20.000 Salários e encargos
-300