An Lise Do Zucco

1922 palavras 8 páginas
Roberto Zucco de Bernard Koltés

Capítulo I – A Evasão

A cena acontece na portaria de uma prisão, onde estão dois polícias a guardar a entrada. Esta cena é a sinopse da peça, pois é onde se começa a perceber que é o Roberto Zucco e o que é que ele quer.
Os dois guardas começam por dizer do que é que se vai falar utilizando o verbo ouvir, dando grande importância ao sentido da audição, falando num sexto sentido.
“Ouvir o ruído do nosso mundo interior e os nossos olhos contemplar as nossas paisagens interiores” – O segundo guarda é a personagem pré-Zucco, pois também tem a necessidade de se virar do avesso como vai acontecer com o Zucco. O segundo guarda volta a falar de algo que o Zucco quer atingir, a transparência - “Só se fosse líquido”, dizendo que o Zucco só saíria da prisão caso fosse transparente. A evasão seguinte demonstra que o Zucco é transparente e que quebra todas as barreiras por mais dificeis que elas sejam.
Tentam responder à pergunta: Porque é que ele mata? O primeiro guarda fala do vício de matar – “puro vício”. Este vício vem do instinto animal com base sexual que o Zucco tem, tal como os outros todos, que apesar de terem diferentes sexos, todos podem ser assassinos. Zucco não sente nada e procura obter sensações matando pessoas, visto que ela não sentia nada, procurava ao máximo, ao extremo encontrar essas sensações.
O primeiro guarda apresenta-se como uma guarda mais realista, bastante mais pragmático, mais terra a terra, enquanto o segundo guarda está numa esfera espiritual, a olhar para o mundo interior, apresentando um lado mais sensorial, sonhador e filosófico.

Cena II – Assasínio da Mãe
Zucco, após fugir da prisão onde estava por matar o pai, volta a casa da mãe para ir buscar a sua farda com o intuito de ser transparente, ser invisivel.
A mãe passa do “odiar” para o “vai-te embora senão esqueço-me”. A mãe tem raiva do filho por ele ter matado o seu marido, o seu companheiro mas por outro lado tem o carinho, o amor que uma mãe tem

Relacionados

  • Redes de petri (Livro)
    67736 palavras | 271 páginas
  • revista2013 2014
    89230 palavras | 357 páginas
  • 57 mil emails
    116212 palavras | 465 páginas