AN LISE DO SETOR
A análise do setor foi feita utilizando o modelo de concorrência das cinco forças, proposto por Michael Porter. Sendo analisados a rivalidade entre as empresas componentes do segmento, a ameaça de novos entrantes, a ameaça de substitutos, o poder de barganha dos fornecedores e o poder de barganha dos consumidores.
A aplicação dessa análise é de suma importância para compreender os componentes do segmento diretos e indiretos, dando base para contextualizar as funcionalidades do mercado.
Rivalidade dos Concorrentes
Concorrência se trata da disputa entre produtores de um bem ou serviço que contenham as mesmas características com o objetivo de conquistar a maior parcela do mercado. O monitoramento da concorrência por parte da empresa é fundamental, mesmo após as pesquisas do plano de negócios, visto que com a entrada de um novo produto, os concorrentes tomarão ações para barrar a expansão de mercado desse novo produto.
Podemos considerar o Cine&Burger, um negócio entre os termos fast food e casual dining, estando mais próximo do segundo. O conceito é ter um estabelecimento que sirva hambúrgueres com o preço mais próximo dos fast food, com o conforto e atendimento dos chamados casual dining. Sendo assim podemos definir as principais rivalidades entre os concorrentes de cada seguimento. Os fast food > Mc Donald’s e Burger King. E os casual dining, comida gourmet, como o Outback, Applebbe’s, Hooter’s.
Ameaça de Novos Entrantes
A ameaça de novos entrantes (concorrentes) é a possibilidade da entrada de novas empresas com recursos e uma busca grande por market share; mas para a entrada de uma empresa em um determinado segmento vai depender das barreiras encontradas por ela no segmento escolhido e a reação das empresas já instaladas, quanto mais barreiras existirem, mais difícil será a fixação do novo entrante nesse segmento, ou seja, a ameaça de entrada é baixa, mas por contrário, se as barreiras forem pequenas, mais fácil será sua fixação.
Economia