An lise do livro Did tico
LAIANY CAROLINY DE SOUZA COSTA SANTOS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Trabalho apresentado à Universidade – UPE - Campus Petrolina, como requisito de avaliação parcial da disciplina Conteúdos e Métodos de História sob a orientação da professora Ana Lucila.
PETROLINA
2015
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
CAMPUS – PETROLINA - PE
COLEGIADO DE PEDAGOGIA
ELIZABETH LOPES SOUZA
LAIANY CAROLINY DE SOUZA COSTA SANTOS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
.
PETROLINA
2015
ETAPA 1
O livro didático faz parte da tradição e recordação de muitas gerações e, ao longo dos avanços e transformações na sociedade, o livro didático enquanto material didático é usado de forma sistemática e metódica no ensino/ aprendizagem. Entendendo que se trata de um livro de história o mesmo deve possuir característica e linguagem própria para a disciplina, a fim de melhorar o entendimento tanto do aluno quanto do professor, entendendo que o livro didático é escrito para esses dois leitores específicos.
Envolta do livro didático está duas vertentes, o que deve e o como não deve ser usado o livro, ele deve ser entendido e usado apenas como um instrumento no processo de aprendizagem, não menosprezando a utilização desse livro, mas entendendo o real valor dele que é uma ferramenta, ou seja, um material didático. E não deve ser o orientador principal, e nem deve ser feito dele um programa de ensino.
Outro ponto relevante sobre o livro didático é que sobre os conteúdos históricos escolhidos para compor o livro especificamente o de história, é que o livro didático não é escrito para uma determinada turma, de determinado local, o livro é produzido de forma geral e cabe ao professor conhecer a sua turma para escolher um livro que se parece mais com a realidade dos seus alunos e com a própria identidade do educador, pois quando o professor se identifica com assuntos de determinados o professor vai adotando seus próprios métodos e fazendo a