An Lise Do Filme Prova Do Professor Luciano
Disciplina: Estudos Culturais
Professor: Luciano Alves
Aluna: Silvana Aparecida Moreno
RA: 520684-0
Sexto semestre do curso de secretariado executivo trilíngue
Uma história de Toña e Paquita que são as empregadas domésticas dos Gonzáles-Dubois, uma família aristocrática panamenha. Elas, por muito tempo, têm sido maltratadas e estão cansadas dessa situação. Quando a família organiza uma viagem a Miami, as duas maquinam um plano diferente: tomar a casa como objetivo de mudar seus destinos.
Nesta análise, foram observados os seguintes pontos: - Ameaça à face positiva e negativa, - Comunicação (low and high context), - Distância do poder (Power and Low Distance).
Demonstrados assim, no filme conforme segue:
Nos primeiros momentos, constata-se que segundo Goffmann chama de ameaça à face positiva, com relação à empregada.
- Quando ela atende à porta e devido a demora, a criança, Daniel diz: “Não tem ninguém nessa casa?”.
Passa um sentido de “menosprezo” a importância dela como alguém na casa, com a resposta da empregada: “Eu não sou ninguém?”.
- Uma característica de implicatura conversacional implícita, no momento em que a entrevista do senhor Gonzáles é finalizada e ele pergunta à repórter:
“O que você achou? Foi bom, não?”.
Ela responde: “Ah, político!”.
Implícito: “Não gostei”.
- Nesta outra passagem, foi observada uma característica, que segundo Hofstede chama Power Power Distance (poder vertical).
As irmãs gêmeas chegam das compras e uma delas pede à empregada Toña, para lavar as roupas. A empregada responde que tem outros afazeres. Nesse momento, uma das gêmeas ameaça á empregada com a seguinte fala: “Se você não lavar, contarei à minha mãe”.
- Uma implicatura, na cena em que a empregada Paquita, solicita aos patrões que acertem seu pagamento, pois necessita de dinheiro. O casal se entre olham, deixa a impressão implícita de que não iria ajudá-la.
A empregada percebendo, ameaça à face positiva do patrão,