AN LISE DO ENFERMEIRO SOBRE PAR SITOLOGIA
571 palavras
3 páginas
JOSÉ FÁBIO DE SOUSA PINHEIROISABEL LOPES
RITA DE CÁSSIA PARENTE
ANÁLISE DO ENFERMEIRO SOBRE PARASITÓLOGIA
Estudo de Análise do Enfermeiro sobre parasitologia apresentado ao Instituto de teologia aplicada (INTA) como requisito parcial para promoção na disciplina de Parasitologia Humana sob orientação do Prof. Doutorando Antônio Rodrigues f. Júnior.
SOBRAL
MARÇO DE 2015
Análise
No dia 25 de Fevereiro de 2015 as 09 h no Hospital e Maternidade João Ferreira Gomes na cidade de Itapagé entrevistei a Enfermeira Verusca Gonçalves Ferreira com registro Coren nº 272.515, sobre a importância da parasitologia no seu trabalho. Onde relata que o conhecimento relacionado às doenças parasitárias permite ao profissional enfermeiro, orientar sobre a prevenção, meio de transmissão e combate as enfermidades.
Doenças como toxoplasmose, leishmaniose, tricomaniase, Amebíase, Giárdia, Miise que são amplamente encontradas em nosso campo de trabalho que é parte do cenário de desinformação e de saúde pública. O trabalho da enfermagem no sistema único de saúde (SUS), especialmente na educação básica demanda a necessidade de amplo conhecimento em medidas de prevenção, tratamento e reabilitação em todos os ciclos de vida, A responsabilidade sanitária a esses profissionais exige vigilância constante de doenças infecto contagiosas incluindo os parasitas. O conhecimento em parasitologia possibilita ao enfermeiro os conhecimentos básicos para prevenção e tratamento de doenças infectas parasitárias, tanto a individual quanto a coletivo, permitindo a vigilância e controle de surtos e epidemias. Com esses relatos fizemos uma pesquisa para nos aprofundarmos mais na parasitologia dentro da enfermagem ampliando assim nossos conhecimentos e esclarecendo duvidas que estejam pendentes diante disso apresentamos a seguinte pesquisa que nos foi satisfatória pra complementar à importância da parasitologia na enfermagem, pois, nela são estudadas as formas de relação entre parasitas e seus